segunda-feira, 25 de junho de 2012

AÇÃO DE INDENIZAÇÃO ACIDENTE DE TRÂNSITO


EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA______VARA CÍVEL DA COMARCA DE ______________.


















                                      NOME, brasileiro, solteiro, técnico mecânico, portador da cédula de identidade RG. e CPF/MF., residente e domiciliado à Rua , por seu advogado e procurador (instrumento de mandato anexo, doc.), que à presente subscreve, comparece a honrosa presença de Vossa Excelência, com fundamento nos artigos 159 do Código Civil e 275 do Código de Processo Civil, propor AÇÃO SOMÁRIA DE RESSAR- CIMENTO DE DANO DAUSADO EM ACIDENTE DE VEÍCULO, contra ___________, portador da cédula de identidade RG.(outros dados) ignorados, residente e domiciliado à Rua_____________ , pelos fatos e fundamentos adiante articulados:

                                      I- O autor é proprietário do automóvel marca ___ Modelo__. Ano ____- Chassi- _____, Renavan _____, (certificado de registro e licenciamento de veiculo anexo, doc. ).
                                               II- No dia 22/02/08, por volta das 13 horas e 50 minutos, a esposa do autor ______________________, portadora do RG. , quando trafegava pela Rua dirigindo o referido veículo no cruzamento da Rua , foi violentamente atingido pelo automóvel do réu o qual é qualificado do Boletim de Ocorrência da Policia Militar (doc. ). O qual trafegava no momento com excesso de velocidade e com a sua imperícia e imprudência, causou o acidente, conforme se verifica do incluso Boletim de Ocorrência (doc.).

                                               III- O local onde ocorreu a colisão trata-se de um cruzamento das Ruas , e da forma que ocorreu o acidente ficou caracterizado que o réu agiu com notória imprudência, ao pretender realizar o cruzamento com velocidade incompatível com o local, sem prestar atenção ao fluxo de veículos, uma vez, que no dia dos fatos chovia o que deveria dobrar a atenção.

                                               IV- Após a colisão, o réu desceu de seu veículo, dirigiu-se até o veículo , onde se encontrava a pessoa de , o qual lhe pediu desculpas pelo ocorrido, dizendo que era o culpado, porém, tinha segurado e que tudo ia dar certo.

                                               V- Os danos materiais causados no automóvel dos autos foram vultosos, pois o carro foi atingido na parte frontal, até a coluna, comprometendo a estrutura do veículo.

                                               VI- Uma vez que o réu por ocasião do acidente verbalmente assumiu os riscos, autorizando a levar o veículo para a oficina Palace Veículos Empr. Automobilística Ltda., o qual se responsabilizou em acertar com a sua Seguradora o conserto do carro do autor, sendo certo, que passado aproximadamente 10 (dez) dias, responsáveis pela referida Oficina ligou dizendo que a Cia. Seguradora não havia autorizado a proceder ao conserto do veículo.

                                               VII- Preferindo compor a situação de forma suasória o autor manteve contato com o réu, apresentando lhe- três orçamentos de oficinas idôneas, e que o conserto seria pelo orçamento de menor valor, ao que o réu negou em ressarcir por não estar em condições de arcar com as despesas que afinal de contas ele próprio causou.

                                               VII- Não restou, portanto, alternativa ao autor senão propor esta ação sumária de ressarcimento de dano, pelo que requer se digne Vossa Excelência, mandar citar o réu para que, no prazo legal, responda à presente, querendo, sob pena de confissão e revelia, prosseguindo-se o feito até final decisão, que requer seja pela inteira procedência do pedido de condenação do réu no pagamento do principal orçado em R$ (escreva por extenso o valor), mais o valor que Vossa Excelência arbitrar à título de depreciação do veículo, com o acréscimo de juros, honorários de advogado e custas processuais.

                                               IX- Provará o alegado mediante toda espécie de prova admitida em direito, principalmente depoimento pessoal do réu, sob pena de confissão, documentos, perícias e depoimentos de testemunhas, cujo rol apresentará oportunamente, para serem ouvidas na audiência que Vossa Excelência designar.

                                               X- Atribui à causa o valor de R$ 11.128,71 (onze mil cento e vinte e oito reais e setenta e um centavos).

                                               Termos em que
Pede espera deferimento.
                                               ________, ______ de ______ de 2012


                                              Advogado.
                                               OAB/SP.

                                                                               

Nenhum comentário:

Postar um comentário